quarta-feira, 5 de novembro de 2008

História do Volêibol Sentado



O voleibol sentado, modalidade criada para portadores de deficiências físicas e atletas com dificuldades motoras, existe em São Paulo desde 2003 e está em franca ascensão. Ainda sem a Federação Paulista, a tendência é que a entidade seja fundada no próximo ano e os organizadores do estadual, Émerson Lima, Marco Aurélio e Vanderli Lima, trabalham forte para esta finalidade.

Atualmente existem oito equipes que disputam o Campeonato Paulista: Nossa Caixa / Cruz de Malta, Suzano masculino, Instituto Mara Gabrilli, Adfego, Addesovi / São Vicente, ADPG /
Praia Grande, CPSP e Suzano feminino, única das três equipes femininas do Brasil, presente no torneio.

Assim como no vôlei convencional, cada time é formado por seis jogadores, que atuam sentados no chão e podem dar até três toques na bola. As diferenças são a dimensão da quadra: (apenas 6m x 10m) e o formato de disputa: cada partida é realizada em série melhor de três sets de 25 pontos, com cinco sets máximos de série na final.

O Campeonato Paulista existe desde 2003. Este ano começou em setembro, é disputado somente em um sábado por mês e a cada rodada uma instituição cuida de toda a organização, como preparação de local, alojamento, alimentação, entre outras tarefas. Neste mês, os cuidados ficaram por conta da Nossa Caixa.

Um comentário:

Unknown disse...

Aqui tbem vale uma observação sobre o título. Nao vou dar dica. Vejam se conseguem algo mais forte, usando um verbo!!